quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ACELGA

      A ACELGA (couve chinesa ou beterraba branca - Beta vulgaris var. cicla), é uma hortaliça, que apresenta talos longos e firmes, as folhas podem ser baças ou brilhantes, de coloração verde ou avermelhada.
Contém quantidades consideráveis de niacinavitamina A e vitamina C. Além destas contém ésteres do ácido oxálico, o que pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos.
Dela aproveita-se tanto talos quanto as folhas. Além disso, ela fica ótima crua e também refogada com azeite e alho. Além de proteger o fígado, a acelga auxilia no controle do diabetes, pois apresenta fibras e possui substâncias que causam regeneração das células do pâncreas, que é o local onde há a produção de insulina.
Além disso, a acelga também é fonte de vitamina A e C. Quem tem tendência a desenvolver cálculos renais, precisa maneirar na quantidade consumida desse alimento. "Há grande quantidade de oxalato na acelga, substância que pode se ligar ao cálcio e formar pedra no rim", explica nutricionista.
Na Argentina, a ACELGA é muito apreciada na culinária e é consumida em pizzas, na forma de bolinhos fritos e, principalmente, é consumida como ensopado junto com batata cortada em pedaços e temperada com alho frito em azeite. (FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Acelga)

RECEITAS QUE CURAM:
1 – Comer diariamente 1 salada de ACELGA temperada com um pouco de azeite e suco de limão. Serve para RINS, BEXIGA, FÍGADO, INTESTINOS, PELE, ECZEMA, REUMATISMOS, COLITE e fortifica o CÉREBRO.

2 – ½ copo de suco de ACELGA com ½ copo de suco de AGRIÃO e uma colher de sopa de MEL desmancha e elimina pedras e areias da VESÍCULA.
Tomar esta dose diariamente até a cura completa.

3 – Para PRISÃO DE VENTRE basta tomar ½ copo de suco de ACELGA e 1 colher de sopa de AZEITE.

4 - Comer todos os dias 1 salada (1 prato cheio) de ACELGA temperada com limão, sal e um pouquinho de azeite (ou também tomar 1 copo de suco de ACELGA em jejum todos os dias até alcançar o resultado). É para 11 casos: fígado, reumatismo, cólicas dos rins, nefrite, diabetes, vômitos de sangue, eczema, doenças da pele em geral, fortalecimento do estomago, dos nervos e do cérebro.

5 - Tomar em jejum 1/2 copo de suco de ACELGA misturado com 1/2 copo de suco de limão. É para pedras na vesícula ou no fígado.

6 - Tomar 1/2 copo de suco de ACELGA com 1colher de sopa de azeite de oliva. Serve para prisão de ventre.

7 - Ferver por 5 minutos em 1 litro de água um de ACELGA. Deixar esfriar e tomar 1 copo de hora em hora. É para inflamação da bexiga, prisão de ventre, hemorroidas e enfermidades da pele.

8 - Ferver por 5 minutos em 1 litro de água 10 colheradas cheias de folhas picadas de ACELGA. Deixar esfriar e tomar 1 xícara de hora em hora. É para inflamação da bexiga, hemorroidas, doenças da pele acompanhadas de comichão.

9 - Cozinhar por 5 minutos 1 folha de ACELGA em 2 xícaras de água. Deixar esfriar e depois colocar a folha em cima do furúnculo, queimadura, contusão (batida) e tomar o líquido. Repetir até sarar completamente.


10 - A falta ou a pouca quantidade de vitamina A causa várias doenças no organismo humano. Mas a ACELGA é o remédio: quem come 100 gramas de ACELGA por dia, está abastecido e defendido. Viva a ACELGA !!!


FONTE: 300 Receitinhas Naturais Para Sua Saúde (Frei Raul de Lima Sertã)

ADVERTÊNCIA ACURANATURAL

1- Não utilize a mesma planta ou receita por mais de 15 dias seguidos. Procure outra com os mesmos efeitos e alterne o uso.
2- Evite o uso de recipientes de alumínio.
3- Prepare as receitas na quantidade certa para ser consumidas na hora. (A não ser quando recomendado).
4- Ressaltamos que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário