De: Prof. Alessandro Freire
Para: ervaseplantasquecuram@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Quarta-feira, 13 de Maio de 2009 1:54:29

Asma: É um processo inflamatório crônico das vias aéreas, caracterizadas por dificuldades respiratórias, tosse, suor e coceiras no peito.
Respiração difícil com sufocações irregulares derivada da contração dos brônquios.
São acessos de tosses, ou seja,
uma perturbação respiratória que afeta os pulmões e brônquios dificultando a respiração. E pode ser de natureza brônquica ou alérgica.
A asma pode se manifestar através do contato com substâncias alérgicas como poeira, pêlos, pólen, ácaros, frio, alimentos, estresse e ansiedade.
Remédios Caseiros:
- Faça uma vaporização com óleo de pinho.
- Tome 1 colher (chá) de mel por dia.
- F
azer uma inalação com camomila, eucalipto ou alfazema, durante ou após um ataque de asma.
- Beba 1 colher (chá) de xarope de framboesas, 3 vezes ao dia.
- Tome mel com raspas de babosa 3 vezes ao dia.
- Coloque uma compressa com álcool no peito e deixe por algum tempo.
- Coloque em uma panela, 1 raiz de gengibre picada, açúcar mascavo e 3 folhas de laranjeira. Deixe o açúcar caramelar, dilua em um pouco de água e desligue o fogo. Deixe esfriar e beba 1 colher (sopa) de 2 em 2 horas.
- Beba suco de limão.
- Beba o suco de 1 cebola crua com mel.
- Beba suco de gengibre com mel.
- Coma 1 dente de alho cru por dia.
Fitoterapia Ocidental
Erva de santa Maria, eucalipto, ipê roxo, jasmim, sabugueiro.
Aromaterapia
Eucalipto, hortelã-pimenta, alfazema, camomila.
Ervas e outros para combater a Asma:
- Óleo de Copaíba
- Guaco
- Menta
- Maracujá
- Poaia
- Geléia Real
- Cardo Santo
- Gambará
- Alcaçuz
- Raiz de Lótus
-
Suco da fruta Noni
- Alcachofra
- Alecrim
- Alfavaca
- Anis
- Avenca
- Urucum.
Receitas:
1 - Mel de abelha com limão - tomar 1 colherinha de 10 em 10 minutos
2 - Chá de flor do cordão de São Francisco - tomar 2 vezes ao dia, durante 15 dias ou mais.
3 - Assar a muda pequena da bananeira maçã, com raiz e tudo, cortada em rodelas.Depois espremer para obter o caldo,misturar com mel de abelha e tomar diariamente um cálice.
4 - Tomar de manhã e à noite duas ou três colheres de sopa do leite de coco aquecido. Em seguida, tomar uma xícara de chá de agrião(decocto) .Usar leite de coco natural, caseiro, não adoçado. Não usar o industrializado.
5 - Cozinhar o suco de jenipapo até que fique reduzido mais ou menos à metade. Tomar morno as colherada de hora em hora.
6- Recomenda-se substituir refeições pela laranja, exclusivamente. Pode-se substituir o desjejum ou jantar, durante vários dias.
Na fase aguda recomenda-se tomar o suco de laranja morno, aos goles.
7 - Tostar no forno um limão. Espremer e misturar o suco com mel. Tomar de hora em hora uma colher de chá.
8 - Chá das folhas tenras da mangueira. Tomar morno, com mel.
9 - Tome chá de confrei, suco de limão, suco de cebola crua com mel e suco de gengibre com mel 3 vezes ao dia. Faça as inalações com folhas de eucalipto e alfazema.
10- Jabuticaba – O decocto da casca é indicado contra asma.

Plantas Indicadas: Aguniada, Alfazema, Azedeira, Avenca Negra, Barba-de-Velho, Caapeba, Cambará, Cambuí, Cardo Santo, Cordão-de-Frade, Eucalipto.
============ ========= ========= ========= ========= ========= ========= =
Falta de ar:
Tomar:
1 copo de leite de soja
3 colheres das de sopa de abacate
1 xícara de agrião picado
1 banana maçã
1 colher sopa de cevada
1 colher sopa de linhaça torrada
Açúcar mascavo ou demerara à gosto
(Bater no liquidificador)
Ao se deitar:
Chá de gengibre (100ml)
Chá de pariparoba (100ml)
3 colheres sopa,Limão
Mel a gosto
============ ========= ========= ========= ========= ========= ========= =
Simpatias
Para curar Asma:
Pegar uma pedrinha de cânfora (tem em farmácias) e fazer um breve. Usar no peito, nas primeiras noites de lua minguante.
Depois enterre o breve no canto esquerdo da casa onde mora.
Se for apartamento, enterrar num vaso no canto esquerdo do apartamento. Fazer em 3 minguantes seguidas, nos 3 primeiros dias de cada minguante.
============ ========= ========= ========= ========= ========= ========= =
Magia:
- usando sempre um colar que contenha como pingente a pedra conhecida como pirita.
============ ========= ========= ========= ========= ========= ========= =
DE ACORDO COM PARACELSO
Causa Emocional: Super sensibilidade; amor sufocado; supressão do choro, sentimentos sufocados. Sentimento contido, choro reprimido.* Complexo de culpa.
Cura: "Eu sou livre. Eu me encarrego da minha própria vida. Eu posso expressar meus sentimentos como eles são."
============ ========= ========= ========= ========= ========= ========= ==
Notícias:
Xaxim pode ser medicamento para a asma
Até parece história de ficção. O filho não conformado com a morte do pai por complicações pulmonares decorrentes da asma, decidiu dedicar sua vida a encontrar a cura para a doença.
"Em função da morte dele, eu questionei minha mãe sobre porque de ela não ter tratado meu pai. Ai ela me falou q não havia medicamento para controlar essa doença", recorda Elzo Ferreira, hoje acadêmico de Farmácia da Universidade Tuiuti. "Eu resolvi conferir o que ele falou, e vem a Curitiba fazer uma busca no mercado farmacêutico, mas me falaram que realmente não existia medicamento capaz de neutralizar essa inflação das vias respiratórias. Ai como eu sou da área de administração, resolvi escrever um projeto para desenvolver um medicamento que neutralizasse a ação dessa doença. Então fui conversar com professores, e eles acharam que eu deveria ir á procura de uma planta, ao invés de uma droga sintética, que em tempo, direito e equipamentos sofisticadíssimos" , conta.
Foi ai que Ferreira empreendeu sua busca. Proveniente na Flor da Serra do sul, sudoeste do Paraná (519 km de Curitiba), região onde o pai ganhara a vida cortando xaxim para vender a indústria de artefatos e ornamentos "naquele tempo era permitido". Ferreira recorreu a um descendente indígena. "Ele informou que todos os índios utilizavam o xaxim para solucionar os problemas de doenças respiratórias na aldeia". Como por ironia, Ferreira descobriu que o pai esteve o tempo todo com uma alternativa para a solução do seu problema nas mãos. "Por incrível que pareça meu pai morreu com a doença, e cortando a planta que talvez pudesse lhe dar mais longevidade, mas infelizmente isso não aconteceu", lamenta.
Era 1997. Decidido, Ferreira buscou parcerias para pesquisar o xaxim da espécie Dicksonia Sellowiana, resultado num fototerápico possivelmente eficaz na inibição da asma. Para chegar nesse resultado, cinco instituições de pesquisa públicas e privadas do Brasil, especialmente a Universidade Federal o Paraná (UFPR), investiram na pesquisa. Segundo a professora Marilis Dallami, Miguel do curso de farmácia da UFPR, Ferreira chegou com uma proposta de estudo ao laboratório de farmacotécnica e foi encaminhado aos pesquisadores.
Como idealizador do projeto, Elzo Ferreira ainda continua em sua liderança.
Duplo desafio
A pesquisa é multidisciplinar.
Enquanto profissionais o departamento de farmácia trabalham nos teste de fármaco-quimico, o setor de Ciências Agrárias estuda as melhores formas de produzir a planta em série, já que a espécie utilizada sofre riscos de extinção. "No começo tudo isso me gerou uma certa emoção, mas depois vieram algumas decepções, quando vimos que a planta estava ameaçada de extinção, e que não tinha nenhum protocolo de produção de mudas em escala. Então tivemos que fazer o projetos chamado ecologicamente correto, onde um braço foi desenvolver a parte ambiental, com a produção, germinação de esporos e produção das mudas em escala para garantir a matéria-prima por meio do plantio e outro braço foi tocar a pesquisa medico-cientifica, examinando as atividades terapêuticas da planta". Segundo o professor de Plantas Medicinais, Luiz Antônio Biasi, a Dicksonia Sellowiana é uma espécie de desenvolvimento lento. "Estamos há um ano germinando esporos que permitem o crescimento das plantas que serão levadas para o campo em março de 2006", diz. De acordo com o professor, as mudas serão levadas da casa de vegetação para o Centro de Estações experimentais do Canguiri, pertencentes à UFPR. A intenção é transformar parte da área em um centro de produção de xaxim.
A Pesquisa
Nos estudos pré-clínicos, a inibição da inflamação alcançou 93,6% de êxito nos camundongos, enquanto 90,3% tiveram respostas satisfatórias para a dor neurogênica, que são as duas manifestações primárias e mais criticas da asma. Também constada toxicidade nem letalidade. Alem disso, a substancia se apresentou como antiinflamató rio, antibiótico e analgésico eficazes. Os resultados dos testes foram apresentados em um congresso farmacêutico em dezembro de 2004 em Bruxelas, na Bélgica. "A vantagem em relação ao que já existe hoje no mercado é que o medicamento proveniente do xaxim proporciona um tratamento de curta duração com um prazo máximo de 180 dias à pessoa não sofre efeitos colaterais, as dosagens de até 600 mg, quando aplicadas nos animais não produziram nenhum efeito adverso", explica Ferreira.
Já com a fase pré-clinica concluída, a pesquisa estendeu-se para 1.600 voluntários brasileiros, norte americanos, europeus e japoneses, que receberam as cápsulas de onde se obteve 98,5% de êxito, com aplicação de dosagem de 3mg. "A vantagem é que a substancia não gera dependência, fora o baixo custo que tem o fototerápico", destaca. "Agora estamos em conversação com alguns hospitais para desenvolver um protocolo padrão, da forma mais completa possível", conta. A fase de estudos clínicos, que devera estar concluída ainda este ano, terá a participação de hospitais do Brasil e exterior para realizarem os estudos clínicos.
Elzo Ferreira, acadêmico de Farmácia: Eu mesinto pequeno no meu do projeto...
Ainda não se sabe exatamente quanto tempo vai demorar, numa media de 4 ou 8 meses, mas a intenção dos pesquisadores é concluir os estudos ainda neste ano.
De acordo com dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), A asma acomete cerca de 10% da população mundial. No Brasil, estima-se que 18 milhões de pessoas tenham a doença sendo que mais da metade delas não se trata como deveria e menos de 3% dos casos são controlados. No Sistema Único de Saúde, a asma é a responsável por 350 mil internações hospitalares por ano.
Perspectivas
De acordo com Elzo Ferreira, a Dicksonia Sellowiana abre possibilidades de trabalho para mais 20anos. "Na verdade já conseguimos identificar a ação da planta em seis doenças". Ele foi convidado pelo Ministério da Saúde (MS) para participar da mesa que descutira as "política alternativas de tratamento da humanidade", no evento que acontecerá no mês que vem em Curitiba promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O Ministério da saúde já demonstrou interesse em explorar a patente, onde produzira o medicamento no instituto de tecnologia em fármacos – far-Manguinhos para abastecimento de Sistema Único de Saúde e também para exportá-lo a outros paises. "Eu me sinto pequeno no meio do projeto, tenho me surpreendido com o sucesso", revela.
Após os primeiros resultados da pesquisa, Ferreira viajou para 10 paises diferentes. "Já recebi convites para trabalhar como pesquisador em outros lugares, mas eu não penso em sair do Brasil. Tem pessoas que fazem isso estudam a vida toda as custa de seu pais, e na hora em que podem dar um retorno saem e trabalham vendendo uma tecnologia que muitas vezes nasceu no Brasil, mas que o pais acaba tendo que importar, o que é um absurdo. Eu não penso em sair do Brasil.

Notícias
13.11.2006 | Última Noticia
============ ========= ========= ========= ========= ========= ========
Suco de maçã pode prevenir asma, diz estudo
BBC Brasil
Crianças que bebem suco de maçã com freqüência têm menos tendência a desenvolver os sintomas da asma, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Coração e Pulmões, no Reino Unido.
Os pesquisadores perguntaram aos pais de crianças entre cinco e dez anos de idade sobre os hábitos alimentares de seus filhos e sobre quaisquer sintomas a asma que eles tenham sofrido.
Apesar de não ter havido uma relação direta entre o diagnóstico oficial de asma e o consumo do suco, houve uma forte ligação entre sintomas como a falta de ar e a dificuldade para respirar e o consumo do suco de maçã.
A pesquisa, publicada no European Respiratory Journal, concluiu que as crianças que tomam o suco ao menos uma vez por dia têm a metade das chances de sofrer com falta de ar do que aquelas que bebem o suco menos de uma vez por mês.
O estudo revelou ainda que comer a maçã em vez de tomar o suco da fruta não surtiu o mesmo efeito.
Tipos de suco
De acordo com os pesquisadores, o suco de maçã não precisa ser fresco para funcionar contra a falta de ar. Sucos longa-vida tiveram o mesmo efeito.
Peter Burney, que liderou o estudo, disse acreditar que os "fitoquímicos" presentes nas maçãs ajudam a acalmar as inflamações nas vias respiratórias que são um aspecto importante tanto da falta de ar quanto da asma.
Ele disse ainda que não ficou claro por que comer maçãs não apresentou o mesmo resultado nas crianças, já que outras pesquisas feitas em adultos mostraram que a fruta reduzia o risco de asma.
O pesquisador Mike Thomas, da organização Asthma UK, disse que o estudo era mais uma prova do efeito protetor das maçãs.
Outra pesquisa divulgada na semana passada pela Universidade de Aberdeen concluiu que mulheres que comem muitas maçãs durante a gravidez estão protegendo seus bebês contra asma.


__._,_.
.

__,_._,__